Preciso parar de tomar meus remédios controlados antes da anestesia?


A pausa do uso de determinado medicamento para a cirurgia é uma questão particular analisada exclusivamente pelo médico anestesiologista, feita de acordo com as condições físicas e de saúde de cada paciente e também de acordo com o tipo de cirurgia que será realizada.

Uma possível interação medicamentosa com agentes anestésicos pode ocasionar complicações para o paciente, como sangramentos, alterações da função neuronal e no metabolismo de determinadas drogas.

Por isso, é de fundamental importância que o paciente fale abertamente durante a entrevista pré-anestésica sobre o uso de medicações de uso controlado, fitoterápicas ou até vitaminas específicas. Dessa forma, o médico anestesiologista irá avaliar se é possível manter a prescrição ou se alguma orientação específica será necessária.

Para agilizar, faça o seguinte…antes da cirurgia, faça uma lista dos medicamentos que você está tomando, para entregar ao médico, incluindo também os homeopáticos ou outros que não pareçam relevantes, para que seja evitado qualquer risco no momento do procedimento anestésico.

Em alguns casos, ao invés de suspender o uso, pode acontecer do paciente precisar substituir os medicamentos que utiliza por outras formulações, conforme a orientação médica.

Existem alguns medicamentos, que no geral, são contraindicados para o uso de pacientes que vão fazer uma cirurgia:

– Fitoterápicos para “afinar” o sangue, pois podem aumentar os sangramentos durante a cirurgia;

– Anticoagulantes;

– Alguns remédios para diabetes;

– Alguns tipos de antidepressivos.

Lembre-se! A interrupção de qualquer medicamento só deve ser feita com a orientação médica. Jamais interrompa por conta própria o uso de qualquer medicação.