Eu sei que você tem essa curiosidade!
O gás do riso leva esse nome porque ao inalar, após um tempo, o paciente entra em um estado de relaxamento e alegria, e fica rindo à toa!
Essa substância, composta de óxido nitroso, ainda é pouco utilizada pelos profissionais no Brasil. É um gás com grande potência analgésica, porém não tira a consciência e alguns pacientes ficam tão relaxados que podem até dormir.
Em outros países, a exemplo do Canadá, Austrália e Reino Unido, ele é muito indicado para mulheres em trabalho de parto, porque reduz a sensação dolorosa e não possui contraindicações para ela e nem para o bebê e, em menores dosagens, pode ser um ansiolítico, reduzindo o estresse e a dor.
No Brasil, o óxido nitroso é usado em centro cirúrgico na anestesia geral balanceada ou como sedação consciente antes da punção venosa, além de ser amplamente utilizada em consultórios, principalmente os odontológicos, para viabilizar procedimentos mais dolorosos.
Ainda assim, é importante citar que ele tem alguns efeitos colaterais, como enjoo, vômito e tontura, por isso deve ser administrado por um profissional capacitado.