Vai passar por uma cirurgia que requer anestesia ou sedação e já começou a bater a angústia, medo e ansiedade em você?
A anestesia é a sua aliada! Ela irá te ajudar a diminuir a ansiedade e vai permitir fazer seu procedimento sem dor.
O médico anestesista ficará o tempo todo ao seu lado durante o procedimento, monitorando as suas funções vitais, atento a evolução transoperatória para preparar um despertar tranquilo e confortável para você.
Aproveite a oportunidade de tirar todas as dúvidas na sua consulta pré-anestésica e conhecer a técnica que será usada durante a cirurgia. Forneça ao médico anestesista detalhes das suas cirurgias prévias, do seu histórico de saúde e familiar. Esteja atento às orientações pré-operatórias que ele vai te passar.
A melhor solução para vencer o medo é a informação. Conheça o serviço do anestesia que vai cuidar de você. Procure informações sobre ele e a formação dos médicos que integram.
Complementando, essas 4 dicas podem te ajudar a acalmar, colocar os pensamentos no lugar e ter uma noite tranquila de sono:
1 – Não pesquise nada na Internet sobre o procedimento que irá fazer
Na avaliação pré-anestésica você já teve todas as informações necessárias, confie no seu médico! Você já teve a oportunidade de conhecer sobre o procedimento cirúrgico e se preparar com o máximo de informações.
Hoje a anestesia é muito segura, mas a Internet está cheia de mitos sobre o assunto. O médico anestesista utiliza de tecnologias avançadas de monitoramento que reduzem os riscos e aumentam ainda mais a confiança do paciente. Então não se deixe levar por pensamentos errados.
2 – Faça uma alimentação leve e selecione bem os alimentos
Alguns alimentos promovem a liberação de substâncias e hormônios responsáveis pela regulação do nosso ritmo biológico. Banana, abacaxi, abacate, couve, castanhas, nozes, por exemplo são ótimos.
O chocolate também favorece a serotonina, o hormônio do bem-estar. Mas não exagere na quantidade de doces e alimentos gordurosos.
3 – Faça algo relaxante e prazeroso antes de dormir
Usar óleos relaxantes e uma massagem, por exemplo, são técnicas que ajudam a reduzir o estresse, a pressão arterial e controlar os batimentos cardíacos.
Escutar uma boa música também é interessante, De acordo com um estudo, pacientes que ouviram música antes da anestesia tiveram nível de ansiedade reduzido tanto quanto aqueles que tomaram um sedativo leve.
4 – Procure não ficar pensando em como será o dia de amanhã
Faço o máximo para não se deixar levar por pensamentos negativos! Aproveite momentos em família e com amigos, faça algo para se divertir, leia um bom livro, vá passear para algum lugar arejado e tranquilo.
Por fim, durma cedo, sem preocupações! Espero ter ajudado! J